CCBB Rio de Janeiro

CCBB Rio de Janeiro

Descrição

O Centro Cultural Banco do Brasil ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.

Inaugurado como sede da Associação Comercial, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 20, passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua Sede. Esta função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março, ainda em atividade.

No final da década de 80, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, transformou-se em polo multimídia e fórum de debates. Com 17 mil metros quadrados, o CCBB RJ integra muitos espaços num só, onde a arte está permanentemente em cartaz.

Data de início: 01/01/2013

Data de término: 31/01/2025

Local do evento: Rua Primeiro de Março, 66, 5ºandar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-000

Local do Evento: Centro Cultural Banco do Brasil

Local do Evento: Centro Cultural Banco do Brasil

Deixe sua nota e comentário

Opinião dos leitores

  1. Kelly Há 5 anos

    Gostei muito meus filhos adoraram…

    Responder

Outras dicas do Tudo Miúdo

Quer ser nosso parceiro? Entre em contato

© Tudo Miúdo 2016 - Todos os direitos reservados